terça-feira, 10 de agosto de 2010

Projeto " Campo limpo de embalagens de agrotóxico"

                                        

                                         ESTADO DE MATO GROSSO
                                  SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
                             E.E. “ANGELINA FRANCISCON MAZUTTI”
                         Fone: (0xx65) 3387 - 1298 Campos de Júlio-MT Brasil
                   End: Rua Volmir Taborda Câmara S/n° Quadra 21 / CEP: 78. 307 – 000



Resumo

O projeto “Campo limpo de embalagens de agrotóxicos” foi desenvolvido pelos alunos Rony Cristian R Silva e Ana Cristina S. Almeida do 3º ano do Ensino Médio da Escola Angelina Franciscon Mazutti, orientados pela Professora Pricila G.O.Adriano de Língua Portuguesa . O mesmo apresenta dados referentes à coleta de produtos fitossanitários no Brasil em Mato Grosso e no município Campos de Júlio. O tema foi escolhido por ser relevante diante do ponto de vista ambiental, social e econômico.

O projeto intenta mostrar se há atualmente uma efetiva coleta das embalagens de agrotóxicos, se os agricultores estão sensibilizados com os cuidados relacionados à devolução das embalagens e ao cumprimento da legislação em vigor. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, entrevistas com Agrônomos, Biólogos, Agricultores, profissional responsável pelo INDEA, ANDAV, INPEV o responsável da central de coleta dos defensivos agrícolas em nosso município, bem como análise de dados e apresentação dos resultados.

Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, a taxa de coletas das embalagens tem aumentado significamente em todo pais em cumprimento da lei nº. 9.974/00 e regulamentada pelo decreto nº. 4.074/02 que determina a responsabilidade compartilhada entre todos os elos do sistema, agricultores, revendedores, cooperativas agrícolas, fabricantes e poder público.
Nosso município figura no 11ª do ranking de produção de grãos no Brasil e uma das medidas utilizadas para reduzir as perdas de produtividade causadas pelo ataque de pragas e doenças invasoras é a utilização dos produtos fitossanitários.Através dos dados até final do mês de Julho do corrente ano, já foram recolhidas 280 toneladas de embalagens vazias, a meta para 2010 e recolher no município 420 toneladas, 30% a mais que em 2009.
A correta devolução destes produtos é primordial para a saúde humana e consequentemente para a população camposjuliense no intuito de fomentar uma agricultura sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário