quarta-feira, 15 de junho de 2011

A utopia da efetiva Gestão Democrática na escola

                                                    Gestão Ditatocrática
Fevereiro de 2011

  Às vezes me pergunto por que é tão difícil a efetivação da Gestão Democrática na escola, é óbvio  que estou a pesquisar, mas ainda não encontrei respostas.
 Os costumes da ditadura estão impregnados no ambiente escolar, a saber: Filas para entrar nas salas, Hino Nacional, Estadual, Municipal e até da Independência são entoados todos os dias de aula. Nas salas, é lógico, o domínio do professor (a) com as aulas expositivas e os alunos (as) apáticos  sentados em fileiras ( Ai daquele professor (a) que tentar inovar). Não será facilmente aceito (a) até porque os alunos (as), acomodados ao quadro cheio e as perguntas e respostas prontas, dirão que este professor (a) não sabe dar aulas.
 E a eleição para Diretor? Verdadeira piada, geralmente há apenas uma candidatura, a alternativa é entre o sim e o não, e com  este método de ditadura em sala de aula os alunos não estão preparados para refletir e entender as relações de poder que permeiam o ambiente escolar.  Mais complicado ainda é quando se mora em uma cidade que em média 50% da população tem seu contra cheque assinado pelo prefeito (a) e as famílias são coagidas - ops! Convidadas - a votar no candidato (a) a diretor (a)  que o Prefeito (a) apóia - mesmo que a eleição seja do Sistema Estadual de Ensino - portanto não deveria ter nenhuma relação com o poder municipal.
 E a eleição para escolha do coordenador? Onde se lê na Normativa enviada pela Secretaria de Educação   " A coordenação escolar deve ser escolhidas entre os pares". Entendem que os pares são somente os professores efetivos, os interinos que são a maioria não participam da eleição.
 Eu poderia ainda falar da escolha/indicação para Sala de Superação, Sala de Articulação, Biblioteca, etc.
  O dia a dia de uma escola neste formato é ainda mais complicado, a Gestão Escolar tomam as decisões isoladas, alunos são  retirados das salas de aula e  enviados para casa porque os pais não compareceram as  reuniões escolares, ou são mandados para casa porque não estão de uniforme, fazem reuniões intermináveis para discutir um regimento que o assunto mais importante é o  " Conselho disciplinar" a penalização dos alunos através da suspensão ou trabalhos prestados no ambiente escolar, e mais uma vez fico indignada e formulo uma pergunta " que não quer calar" a Gestão da escola conhece o ECA?           
  O Protagonismo Juvenil em uma escola assim é sufocado, quando deveria ser fomentado, e se algum professor (a) tem a coragem de discordar de tudo isso, é persona non grata, "barraqueiro", intransigente, são vários os adjetivos.
  Mas como "sou brasileiro e não desisto nunca" e estou relendo o grande Humanista Inglês, Thomas More, tenho a utópica esperança de que melhores dias virão; os alunos e as alunas serão convidados a participar, ou melhor, clamarão por participação no Regimento da escola, no PPP, nas reuniões pedagógicas, nos conselhos de classe, formarão várias chapas para a disputa do Grêmio Estudantil e serão sábios o suficiente para entenderem que nesta disputa não há vencedores e vencidos, todos unidos buscarão o bem comum.
 Na eleição para direção haverá dois, três e até quatro candidatos (as) com propostas firmes de gestão, e o que for eleito terá sabedoria para gestar a escola como uma mãe gesta um filho tão amado. Este gestor saberá ouvir a todos, principalmente as criticas e não tomará as decisões isoladamente, todos os segmentos da escola terão participação efetiva.
 Agora chega de devaneios, já são mais de 00: hs e preciso dormir para acordar para o real sábado de trabalho com o GED, correção de textos e planos de aulas.
Obs: Não estou generalizando, sei que em algumas poucas escolas de Mato Grosso, a Gestão Democrática de fato  acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário