sexta-feira, 29 de outubro de 2010

                                               

Serys comemora a eleição da primeira presidente do Brasil

Por Redação.. - 03.11.2010 às 16:23:00



 



Primeira senadora a discursar na sessão desta quarta-feira (3), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) saudou a eleição da correligionária Dilma Rousseff para exercer a Presidência da República entre 2011 e 2014.
- Parabéns Dilma Rousseff, 'presidenta' do Brasil! Primeira mulher no comando maior desta nação após 510 anos de sua história - disse.
Serys também traçou um panorama histórico resumido da participação feminina na política brasileira. Ela comentou a eleição, em 1928, da primeira mulher prefeita no Brasil: Alzira Soriano, eleita para comandar a prefeitura de Lajes (RN). À época, acrescentou a senadora, o fato foi destaque inclusive no jornal norte-americano The New York Times, pois Alzira foi também a primeira mulher da América Latina a assumir a gestão de uma cidade.
Mas apenas em 1932, no governo Getúlio Vargas, registrou Serys, foi finalmente garantido o direito ao voto para as mulheres brasileiras.
A senadora lembrou também de Maria Luiza Fontenele, primeira mulher a ser eleita prefeita de uma capital brasileira, Fortaleza (CE), em 1986. Nesse mesmo ano seria eleita ainda a primeira governadora: Iolanda Fleming no Acre. Já a primeira mulher a comandar a maior cidade do país, São Paulo, foi Luiza Erundina, em 1989.
Serys também fez referência à sua própria história, pois foi ela a primeira mulher eleita para o Senado Federal pelo estado do Mato Grosso, em 2002.
A senadora disse ainda que vai sugerir a Dilma apoio à uma ampla reforma política que, dentre outros pontos, discuta o financiamento público de campanhas e o voto em listas com alternância de gênero. Serys também elogiou o discurso de vitória feito pela presidente eleita logo após a proclamação do resultado da votação.
Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) congratulou a presidente eleita e disse que a oposição acompanhará e fiscalizará, de maneira responsável, o novo governo petista. O senador afirmou ainda que Serys poderia ser uma das ministras do governo Dilma.
BRASÍLIA (Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário